Meninos Sem Sonhos - parte1


"O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis." Voltaire

Quando pensei em escrever sobre o menor de rua, logo deduzi que seria fácil, sou mãe então tiraria de letra... Puro engano! Logo ao começar  a pesquisa lendo, buscando imagens, vídeos, opiniões etc. Percebi que iria ser muito complicado. É impossível dedicar tempo a essa questão (por menor que seja)  e  não se emocionar! Fiquei revoltada e triste.  É o que sentimos ao lidar com uma questão tão delicada como essa. Não tem como fugir!

A questão do menor de rua vai além do que vemos nas ruas e torcemos os narizes... São dados alarmantes: Cerca de 4.000 crianças moradoras de rua morrem por ano no Brasil; 250 mil crianças entre 10 e 17 anos trabalham nas ruas; quantificar o número exato de crianças nas rua é impossível; a UNICEF estima que dezenas de milhões no mundo; 87% das crianças de rua usam ou já usaram algum tipo de droga; a maioria das crianças de rua  passam a vida adulta nas prisões ; a criança que vive na rua começa sua vida sexual por volta dos 7 anos; mais de 45% de crianças de rua tem HIV; de todos os problemas socais que o Brasil enfrenta e enfrentou o único onde não houve melhora, foi a questão do menor abandonado! "A única".

São vários os fatores que levam nossas crianças as ruas: Pobreza, violência doméstica, abusos sexuais, desejo de liberdade, má formação intelectual, mendicância, etc...

Inúmeros também são os agravos que a criança experimenta nas ruas: Fome, prostituição infantil, abuso sexual, drogadicção, desejo de matar, desejo de roubar. Ou seja, uma desvalorização total da vida, ou da busca por uma vida melhor. Na rua a criança além de não se alimentar corretamente, ela não tem tratamento médico, ela não tem asseio, algumas até frequentam a escola, mas são poucos.

O problema do menor de rua é econômico, social, e também religioso. Ao pesquisar sobre o menor de rua comecei a perceber, que esse talvez fosse um caso, que nunca teria solução. E que tentar uma conscientização seria utópico.  Mas ao mesmo tempo, que fui fazendo essa pesquisa, encontrei "gente que faz" pessoas com verdadeiro amor por essas crianças dispostas a SE doarem  (algumas por completo).

Então, ao invés de ficar falando, apontando erros, na política, na igreja, na sociedade em geral. Mostrarei algumas dessas pessoas. Das quais me orgulho, por existirem e por fazerem um trabalho de tão grande valor. Aliás, nem devo dizer trabalho, e sim escolha de VIDA!

Citarei essas relíquias, nas próximas postagens, assim dou início a série "Meninos Sem Sonhos". A princípio emocionem-se com o curta Porca Miséria. Vale a pena assistir!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Despossuídos de Corpos

interno e final

O CONTO DE UM ESPETÁCULO SEM GRAÇA - Roteiro