O ser dito humano, tem se encontrado tão superficial que banaliza todo comportamento que vá contra sua liberdade ou sua conveniência. Daí criou-se o termo toxidade...


O que é toxidade?


Ciúmes?

Valores?

Imposição de "respeito"?


Toxidade é agressão física, verbal e psicológica. Se vc se encaixa nisso é bom buscar ajuda. Seja como vítima, seja como algoz.


Ciúmes é forma de impor limites que a gente estabelece para não se ferir nas relações, com base nas próprias relações, embora não sirva de nada. Mas é do humano! Já apaguei muita foto, já exclui gente, comentários, parei de olhar para as pessoas nas ruas, eu cheguei num ponto que parecia um presidiário... "Não olhe para o lado", "não levanta as vistas", "não converse", "não respire profundo" o que não é natural de mim. Eu sento no ponto de ônibus, se o ônibus demorar 1 hora, pelo menos umas 3 amizades eu vou fazer. E o ciúme nunca, ou raramente vem de um lado só, não se engane.


Saber respeitar valores é saber respeitar a condição humana, se eu sei que fulano não gosta que eu faça tal coisa... Para que vou fazer? Para ferir? E no caso dos valores, há coisas menos triviais que conversinha mole pelo Mensseger ou whatsapp da vida. Por exemplo: Eu tenho dois filhos, um filho morreu, o outro logicamente, embora não pareça muito saudável (saudável, meu comportamento), meu filho tem muita saúde), mas se tornou meu alicerce. Então um dos valores da minha vida e talvez o mais importante é o bem estar de meu filho, assim estabeleço meu bem estar. Então se vc vai lá e faz pouco caso dele ou até mesmo o maltrata, vc está violando um de meus valores fundamentais. De novo... Pra quê?


Então juntando aí as duas questões e podemos acrescentar muito mais questões de ética e comportamento humano, vc chegará a imposição de respeito. A gente tem limites, tem tabus, e não adianta fugir disso pq a vida vai te impor isso. E não eu tô falando que será com namoradinho da 7° série que vc vai começar a impor respeito ao teu ser, isso começa na tua infância, lá no teu choro de bebê querendo seio, querendo colo. Tem posição que o bebê não gosta, não se sente confortável, daí ele chora! O bebê é tóxico? Ou apenas humano?


E assim, sociedade e família... Estado. Todo nosso entorno vai nos moldando, e quando chega um relacionamento a coisa complica um pouquinho pq são dois (ou mais né) valores divergentes entrando em conflito e isso é inevitável.


Então falo para vc leitor.

Aquela coisa bem clichê...

Vc não é um alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado.

Tem outra tbm...

Quem sabe a temperatura da panela é a colher que a mexe. E acrescento... O pior que as vezes a colher é tão desatenta do outro que nem percebe o calor, e se queima!

Não romantizem toxidade, sem saber o que é, isso acaba até minimizando o que realmente é toxidade.


Rosangela Ataíde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Despossuídos de Corpos

interno e final

O CONTO DE UM ESPETÁCULO SEM GRAÇA - Roteiro